5 Dicas para Organizar a sua Cozinha

Vamos combinar: uma casa desorganizada mexe muito com a rotina. Ainda mais se problema for uma cozinha desorganizada - buscar um copo de água, preparar alimentos ou mesmo bater aquele papo fica inviável.

A organização da cozinha passa por alguns passos, mas o mais importante deles é: você prefere organizar por iguais (pratos com pratos, copos com copos, talheres com talheres e assim por diante) ou por utilização? 

Definindo como isso será setorizado em sua cozinha é hora de pensar nos organizadores de cozinha que serão utilizados para armários, gavetas e despensa.

1 - Armários e Prateleiras de ouro

Para a organização dos armários da cozinha hoje em dia existem diversas alternativas, que vão desde de prateleiras removíveis a utilizar as portas como uma possibilidade de guardar objetos e até mesmo gavetas auxiliares, as chamadas gavetas armário.

As prateleiras removíveis dão a possibilidade de expandir de maneira muito organizada e clean os armários da cozinha. Assim mesmo, simples e rápido, sem a necessidade de instalar, furar e prender, as prateleiras - geralmente feitas de aço inoxidável, são encaixadas formando nichos que aproveitam ao máximo a capacidade de cada nicho de seu armário.

2 - Portas de Armários economizam espaço

Já as portas podem receber ganchos adesivos, ou pequenos suportes para que possam receber as tampas de panelas e potes, facilitando encontrar esses item na hora do uso. Porque ninguém merece ficam sem tampa de panela no meio da receita, não é mesmo?

3 - Gavetas da salvação

A organização das gavetas de cozinha não ficam de fora como indispensável. Tão próximas da sua bancada ou pia, tê-las arrumadinhas facilita na hora de encontrar aqueles utensílios, panos de pratos e outras coisas do dia a dia.

Pensar nas gavetas é também ter em mente que divisórias fazem toda a diferença. Se as suas gavetas não tem divisórias para talheres, providencie uma. Elas podem ser encontradas em lojas de utensílios domésticos, são baratas e tem modelos incríveis.

As gavetas, quanto mais próxima da sua bancada, mais devem ter itens de uso contínuo. Primeira gaveta talheres (garfos, facas, colheres), segunda gaveta, utensílios para culinária geral, como facas de corte, fuês, colheres de pau. Toalhas, panos de prato e outros itens, podem ir para gavetas mais

4 - Despensa e Geladeira dos Sonhos

Ter o pó de café sempre a mão ou mesmo saber onde está aquele petisco para servir a visita surpresa é um sonho possível. 

O ideal é ter os seus mantimentos sempre à sua vista. Então aproveite a visita à loja de utensílios para cozinha e compre potes transparentes. Podem ser de plástico ou vidro, desde que sejam transparentes. Neles pode-se armazenar macarrão,arroz, farinha, feijão, entre outros alimentos. Mantimentos que já vem em latas e garrafas podem ser mantidos em sua própria embalagem.

Para a organização da despensa, os itens que estiverem fora da validade devem ser jogado fora, tá! Depois coloque da seguinte forma: os alimentos fechados nas prateleiras de baixo, com os mais antigos na frente e os mais novos atrás - assim não perderá alimentos por estarem vencidos.

A regra para a geladeira também é a mesma: pense sempre em conservar e manter os alimentos em recipientes para que se mantenham sempre frescos. Um bom investimento para organização e conservação de alimentos é ter uma mini seladora - ela faz com que os alimentos não fiquem em contato com o ar, o que permite que se conserve por mais tempo.

Recipiente Reutilizável

Recipiente Reutilizável

Sacos reutilizáveis de silicone

Sacos reutilizáveis de silicone

Mini Seladora à Vácuo

Mini Seladora à Vácuo

Dosador de Líquidos

Dosador de Líquidos

5 - Pia e bancada em ordem

Sua pia também pode - e deve - ser organizada. Facilita e muito na hora de cozinhar, limpar e lavar a louça. Como alternativa procure manter os itens próximos de você de uma maneira mais organizada. Pequenos racks acoplados à torneira permitem ter tudo que se precisa para higienização de alimentos e louças sempre à mão.

Já sua bancada deve contar potes para separar os itens que mais usa durante seu dia a dia como conchas, talheres, fuês. Para as facas o ideal são aquelas placas imantadas que são facilmente instaladas na parede ou bancada. Muito prático e seguro.

Novo Suporte Premium Para Torneira

Novo Suporte Premium Para Torneira

Suporte Magnético para Facas

Suporte Magnético para Facas

 Ao pensar na organização de sua cozinha, veja o que se encaixa na rotina de sua família. Assim, manter a organização será bem mais fácil.