10 ferramentas essenciais para projetos DIY

Móveis, decoração, itens para a casa - quem adora um DIY vive planejando seu próximo projeto. A lista de ferramentas não precisa ser tão extensa, então qualquer DIY pode ser possível.

Mas as ferramentas DIY básicas e essenciais são imprescindíveis para realizar bons projetos. Itens como trena, lixas, serras, colas devem estar na sua maleta sempre.

Se por acaso você sempre quis se aventurar a fazer seus móveis, decoração ou artesanatos que vê nos tutoriais da internet, e não sabe qual o melhor kit de ferramentas para você, segue uma lista para te ajudar.

1. Trena

Elas são ótimas para qualquer trabalho: vão da marcenaria até às mudanças simples que precisam de medições em paredes, pisos, móveis, além de medir mais uma infinidade de coisas.

Não precisa ser uma trena longa, as de 3 metros já são de grande ajuda e são bem leves. Ao comprar a ferramenta, preze pela qualidade não só do material, que deve ser resistente com uma fita forte para aguentar bastante tempo, mas também veja se a medição dela e seus marcadores são bons, não riscam facilmente ou somem.

Prefira as medições em milímetros para evitar confusão na hora de utilizá-la.

2. Talhadeira

Os apreciadores de esculturas e trabalhos mais detalhados precisam, e muito, de uma boa talhadeira. E porque não tentar uma talhadeira que te ajude a fazer seus projetos em metade do tempo? O kit de talhadeira automática pode ser acoplada à uma parafusadeira ou furadeira e facilita o entalhe de madeira, móveis, pisos antigos, vasos, pequenas estátuas e outras esculturas.

O cabo com eixo flexível produz micro vibrações de alta velocidade (25,000 vezes por minuto) e trabalha de 3 a 5 vezes mais rápido em seus projetos comparado a uma talhadeira comum.

Talhadeira

3. Serras

Sabendo o tamanho do projeto, dá para escolher a serra adequada - já que existem as serras mais simples como a serrinha de arco e a serra tico tico. 

Ambas cumprem o seu papel: cortar. Porém a serra de arco demanda maior esforço e não tem a precisão da tico tico, que também pode fazer círculos e ondulações.

4. Grampeadores

Item extremamente útil, os grampeadores de sapateiro são muito úteis para reformar estofados ou assentos de cadeiras antigas, além de pequenos reparos em casa.

5. Cola quente

A rainha absoluta de quase todo DIY, a cola quente é queridinha por ser rápida, prática e barata. É possível colar tecidos, papel cartão, caixas de papelão, miçangas, dentre tantas outras coisas.

6. Kit de Alicates

Cortar, segurar, prender, apertar: são as várias funções dos alicates. E ter um kit para suprir essas necessidades quando se está no meio de um projeto dyi é muito importante.

7. Furadeira

Ter uma boa furadeira é uma mão na roda para tudo na rotina de uma casa, imagina então para um aficionado em fazer as coisas com as próprias mãos. Usada para perfurar superfícies como aço, louça, madeira, concreto, deixa tudo com um acabamento perfeito.

8. Parafusadeira

Muito parecido com a furadeira, tem a função de aparafusar com mais facilidade e rapidez. Ideais para poupar as mãos de se machucarem com os diferentes tipos de parafusos.

9. Extensor para Brocas

Precisa parafusar o móvel que acabou de fazer, mas a parafusadeira não chega até lugar onde o parafuso está? Um Extensor para Brocas alcança todos os cantinhos!

Basta inserir as ponteiras na extremidade do extensor e trabalhar em áreas mais difíceis. O eixo da broca é feito de aço de alto carbono, gira para todos os lados que precisar.

 Extensor para Brocas

 

10. Lixa

Existem um mundo só de tipos de lixas: para madeira, ferro, alvenaria, massa. O importante de se observar ao comprar uma lixa é o tamanho do seu grão. Quanto menor a numeração dela, maior será sua granulação e aspereza. 

Saber o material e o tipo de acabamento esperado da lixa te ajudará a escolher a melhor para cada situação.

Já a lixadeira é a máquina utilizada para lixar, polir e selar madeiras. Não dispensa o uso de lixas, já que essas são acopladas ao seu corpo afim de funcionar e dar acabamento.



Ufa! Com certeza você já viu o que costuma ter em casa e anotou o que precisará providenciar para o próximo projetinho DIY que fará.